quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pensamento do dia

"O Natal nos faz lembrar que Deus é fiel em cumprir as suas promessas. Pois, o nascimento de Jesus é o cumprimento de uma profecia."
DEUS CHEGOU MAIS PERTO
Tudo aconteceu num momento, um momento dos mais notáveis. Deus tornou-se homem. Enquanto as criaturas da terra andavam descuidadas, a Divindade chegou. Os céus se abriram e colocaram seu bem mais precioso num útero humano. O onipotente, em um instante, se tornou frágil. O que fora espírito se tornou palpável. Ele que era maior que o universo veio a ser um embrião.
E aquele que sustém o mundo com uma palavra decidiu depender de uma jovenzinha para sua nutrição. Deus veio como um feto. O Criador da vida, sendo criado. Deus ganhou sobrancelhas, cotovelos, dois rins e um fígado. Ele se esticou contra as paredes, e flutuou no líquido amniótico da mãe.
Deus se aproximou. Não fomos nós quem nos aproximamos dele. Ele se aproximou de cada um de nós. Ele se fez um de nós.
As mãos que o sustentaram pela primeira vez eram calosas e sujas, mal cuidadas. Nenhuma seda ou marfim. Nenhuma festa ou pompa, apenas uma estrebaria. Se não fosse pelos pastores, não teria havido recepção. Os anjos olhavam Maria trocando as fraldas do Deus bebê. O universo observava maravilhado enquanto o Todo-Poderoso aprendia a andar. Crianças brincavam com ele na rua. Jesus talvez tinha espinhas, ou uma bela voz, ou quem sabe uma garota da rua se interessou por ele. É possível que seus joelhos fossem ossudos. Mas uma coisa é certa: embora completamente divino, Ele era completamente humano.
Pensar em Jesus desse jeito parece até algo irreverente, não é? Não é algo que gostamos de fazer ou imaginar, sentimo-nos pouco confortáveis. É muito mais fácil manter a humanidade fora da encarnação. Limpar a sujeira em volta do estábulo. Limpar o suor dos seus olhos. Pretender que ele nunca roncou, limpou o nariz ou bateu com o martelo no dedo. É mais fácil aceitá-lo deste modo.
Há alguma coisa sobre mantê-lo divino que o conserva distante, acondicionado, previsível. Mas não faça isso. Permita que ele seja humano como pretendeu ser. Deixe que ele entre na sujeira deste mundo e o transforme. Pois só se o deixarmos entrar é que ele nos tirará dele.
O estábulo cheira como todos os outros. O mau cheiro provocado pela urina e excremento das ovelhas pairam forte no ar. O chão é duro, o feno escasso. Teias de aranha pendem do teto e um ratinho atravessa correndo o chão sujo. Não podia haver um lugar menos adequado para um nascimento.
De um lado se encontra um grupo de pastores. Eles estão sentados silenciosamente no solo, talvez perplexos, talvez reverentes. Junto a mãe se assenta o pai cansado. Maria está bem desperta. Ela não pode tirar os olhos dele. Maria sabe que está carregando Deus-Filho nos braços. Ela relembra as palavras do anjo que disse: "E o seu nome será Jesus. O seu reinado não terá fim."
A majestade nasce em meio ao mundanismo. Santidade misturada a imundície do excremento das ovelhas. A divindade entrando no mundo no chão de um estábulo, através do útero de uma adolescente e na presença de um carpinteiro.
Ela toca a face do Deus-menino.
Maria, tu sabias que o bebê que carregas nos braços seria o Salvador do mundo, sabias que as mãos que acaricia e beija, tocaria nos leprosos e os curaria, que as mãos que seguras visão daria ao cego? Sabias que o ser que deste a luz, seria a tua luz?
Interessante. Num momento Deus se fez homem. Num instante... um momento eterno.
"O Verbo se fez carne e habitou entre nós."
Veja bem, ao tornar-se homem, Deus possibilitou ao homem ver a Deus. Quando Jesus foi para seu lar, ele nos deixou a porta aberta atrás. Como resultado "transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos".
Deus não precisa de muito tempo para mudar uma história, apenas de um momento. Da próxima vez que alguém disser "um momento", lembre-se que é todo este tempo que vai ser necessário para mudar o mundo.
Jesus quer nascer na história de sua vida, e num momento transformar você em um novo ser.
Max Lucado

Pensamento do dia

Meu relógio digital, apesar de toda a sua precisão tecnológica, nunca me informa se estou no começo, no meio ou no fim de uma experiência. Ao final do dia, da semana ou do ano não há acordo sobre quem venceu e quem perdeu."
Eugene H. Peterson
 
 
 
 
Os tempos bons são presentes de Deus, certo?
Se apaixonar por alguém é muito bom, certo?
Ser correspondido é ainda melhor, certo?
Viver seus dias com quem ama é muito bom, certo?
Maravilha é andar e poder respirar
Maravilha é conhecer lugares que você achou que nunca iria nem pisar
Ver acontecer coisas que você imaginou que nunca iriam se realizar:
Seu filho se formar, sua filha se casar, a cura da doença, a escritura da sua casa, o primeiro beijo, a primeira namorada.
As festas da família, a fogueira e a quadrilha dos tempos da escola.
Em algum lugar, em algum momento da sua história
Existe um tempo bom, perdido em sua memoria
Ninguém veio ao mundo somente para sofrer
Tenha fé, existe um tempo bom preparado pra você
O tempo bom existe sim ele sorri, pra quem quiser viver
O bom momento vai estar pra sempre na sua mente
Basta lembrar pra vida ficar diferente
Se ele não veio, é porque está por vir
Pois Deus existe e gosta de ti
Não dá fardo maior do que se possa suportar
Tem bom ânimo e seja fiel, ser fiel
O tempo bom existe sim ele sorri, pra quem quiser viver
O bom momento vai estar pra sempre na sua mente
Basta lembrar pra vida ficar diferente
Você não vai desistir de viver, vai?
Não vai parar e deixar tudo para trás, vai?
Não vai perder,vai?
Desanimar, vai?
Enlouquecer e esquecer do seu projeto que tanto corria atrás
Não, você não vai.
Haja o que houver não desista
Seu bom momento pode estar dançando do seu lado na pista
Então dance com a vida, pra que seu bom momento exista
Planeja e realiza, mesa farta com comida
A roupa nova, a calça, o tênis, a camisa
É sempre um bom momento a conquista do que se precisa
O natal dos seus sonhos pode já ter passado
Ou o ano da vitória ainda não foi conquistado
Pisar na areia, entrar no mar, sair todo molhado
Sentir na pele o calor do sol, num domingo à tarde, no campo de futebol
Ou deitar na grama e ver as crianças correndo
Ter a certeza que é da maneira certa que está se envelhecendo
Seja qual for o momento, lembre de um bom tempo
Cante a canção, agora mesmo pode ser um tempo bom
O tempo bom existe sim ele sorri, pra quem quiser viver
O bom momento vai estar pra sempre na sua mente
Basta lembrar pra vida ficar diferente
Bons tempos são reais, só que o bom tempo vem e vai
Bons tempos são reais, só que o bom tempo vem e vai
Um tempo bom todo mundo tem na vida
Lembrar das coisas boas ajuda a prosseguir
Viver um tempo bom é o que você precisa pra ser feliz e não pensar em desistir

Pensamento do dia


"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luís de Camões
 
 
 
 
ANOS MELHORES OU PESSOAS MELHORES?

Estamos exatamente no último dia do ano de 2012. Já fez a habitual "resolution checklist" de ano novo? Não pretendo escrever aqui uma listinha de conselhos champagne, prospecções "no fear", ou ficar enchendo vocês de dicas "verdes". Tenho levado comigo durante as últimas viradas de ano, uma única idéia: "O ano só será melhor, SE EU MELHORAR."

Acho que essa é a única resolução de virada de ano que penso que vale a pena ser levada em consideração. Impressionante como vemos pessoas prometendo coisas nessa época. Aliás, o que vejo demais é gente prometendo muito pouco, pra tudo que elas esperam. Partindo desse pressuposto, entre tantas coisas que a gente vem prometendo todo ano, talvez existem coisas que não deveríamos prometer, pelo simples fato de não querermos mudar certas coisas em nós mesmos. É um fato: pra conseguirmos algumas coisas, é preciso se abster de outras. E me parece que pouca gente lembra disso na hora de estourar o champagne.

Nem tudo é conciliável. Aliás, penso que muitas coisas serão realmente inconciliáveis nas nossas vidas. Eu e você sabemos bem disso. Funciona de forma bem simples: existem coisas que acontecem repetidamente todos os anos, porque oras, continuamos vivendo da mesma maneira! É preciso ser sincero e realista na hora de fazer promessas de virada de ano. E se você não quer mudar em algumas coisas, esqueça: seu próximo ano em certos aspectos, será igual ao ano que passou. Não será uma noite, um lual de violões, regado de promessas, vestes brancas e sorrisos que fará o seu ano ser diferente.

O ano será diferente, se a gente for diferente: na família, no trabalho, com amigos, com os filhos, com as pessoas que nos cercam, entre aquelas que amamos, e entre aquelas que nunca vimos na vida. Uma música do Jota Quest nos ensina isso de forma suplime: Só teremos "dias melhores", se formos melhores: no amor, na dor, em tudo. Todo mundo quer dias melhores. Mas quase ninguém quer ser melhor. Você quer um ano diferente? Então tente ser diferente do que você foi nesse ano. (se você souber como fazer isso com facilidade, me avisem)

No próximo ano, seja mais paciente com as pessoas. Abrace mais seus amigos e sua família. Surpreenda seus inimigos com o amor. Dê um "oi" decente quando você entra dentro da sua casa. Não é porque são seus familiares que estão sentados no sofá que eles não precisam do seu carinho. Buzine menos no trânsito (se possível, só buzine em caso de risco de morte ou pra cumprimentar alguém). Dê a vez na fila do banco, de preferência num daqueles dias onde você percebe que todos estão malucos (menos você). Dê atenção à aquelas pessoas que você acha um saco e que aparentemente não tem nada pra te oferecer. responda mais emails de quem te procura, essas pessoas precisam de algo de você, nem que seja um "oi". Selecione menos. Calcule menos a vida: ela não cabe tão perfeitamente nas fórmulas que você tem escrito nesses anos todos, como você pensa. Seja menos complicado e curta mais seus dias, como dádivas únicas que Deus te dá. Dias, são períodos de 24h, cheias de liberdade para sermos parecidos com Jesus Cristo. Vamos tentar sermos melhores, seguindo aquilo que Jesus nos ensinou. Eu acredito em mim e acredito em você. Não é a espera por dias melhores que nos fará melhores. É deixando Cristo ser maior em nós, que nós melhoramos, e conseqüentemente, esse novo ano será melhor que este que está quase acabando.